29 de novembro de 2011

Visitando Uma Aldeia Indígena!!!






Certa vez eu e meu filho Angelo estávamos indo de Marabá para Jacundá PA. para damos entrada na documentação na prefeitura para mudarmos o circo,num certo ponto da estrada notei que tinha um portal diferente para a entrada de uma estrada de terra,aquilo me chamou a atenção e pedi para meu filho ir ate la para vermos o que era,Chegando bem próximo desse portal nos demos conta que era a entrada para uma aldeia indígena....como sou muito curioso e fascinado pela vida dos índios pedi para meu filho que entrasse ali para vermos como eles viviam, e por ali fomos.... a estrada era de terra e estreita,Por aqui a gente ouve muitas historias de pessoas que entraram em terras indígenas por engano e foram mortos, preocupado meu filho me perguntou : Pai e se eles se revoltarem com a gente e quiserem nos pegar??? Eu disse você mete o pé no acelerador e não pare....Mas pra que lado devo ir? são tantas bifurcações? não importa para onde iremos.... mete o pé e nem olhe pra traz.... e seguimos em frente ate que chegamos na "aldeia"Eram casas que formavam um grande circulo com o diâmetro mais ou menos de Quinhentos metros.... mas o que nos surpreendeu é que as casas eram todas de alvenaria e muito bem feitas todas com antenas parabólicas ou da SKY e os carros eram L200, Hi Lux, F250, Frontier etc...os indios todos bem vestidos, perguntei para um onde eu encontraria o cacique e ele  educadamente me informou que era no escritório, e me disse como chegar ate la, e o nome do cacique, mas eu não me lembro Fui ate la quando entrei no prédio notei que era mais limpo e com muito mais conforto que muitas repartições publicas e com ar condicionado desde a primeira porta que entrei, perguntei pelo cacique a uma secretária (índia) e ela me levou ate a sala dele que me recebeu muito bem e me deu toda a atenção.Eu me senti como um garoto , fazendo perguntas,igual quando a gente chega com o  circo nas cidades.Fui convidado a ir com minha família e os funcionários do circo a assistir os jogos que eles fariam na outra semana, mas infelizmente não pudemos ir porque nesta semana estávamos mudando o circo. Confesso que fiquei admirado com a educação e a limpeza que por la, encontrei, porque quando se fala em índios a gente imagina pessoas hostis etc... talvez eu nunca mais volte a ve-los , mas vou levar pra sempre no meu coração as lembranças daquelas poucas horas que com eles passei.......
(o sucesso monetário deles é pq uma linha de transmição de energia da eletronorte passa pelas terras deles e por isso recebem alguns milhões de reais por ano)

Nenhum comentário: